PIB dos EUA cresceu 3,5% no trimestre

Essa é a primeira estimativa do governo para o período. No trimestre passado, avanço havia sido maior, de 4,6%.

Fonte: Globo.comAtualizado: quinta-feira, 30 de outubro de 2014 às 13:59

A economia dos Estados Unidos (EUA) cresceu a uma taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre deste ano, segundo a primeira estimativa divulgada pelo Departamento do Comércio. No trimestre anterior, o crescimento havia sido de 4,6%. A segunda prévia será divulgada no dia 25 de novembro.

O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) anunciou na véspera, sem surpresas, que não comprará mais ativos para estimular a economia e que manterá suas taxas de juros próximas de zero, embora possam subir "antes do esperado".

O fim das compras de bônus do Tesouro e de títulos hipotecários já era esperado. No final do ano passado, o Fed estava comprando, mensalmente, US$ 85 bilhões em títulos, como forma de "injetar" recursos no mercado e estimular a economia. Desde então, no entanto, vem cortando seguidamente o volume de estímulos. No mês passado, o volume de compras já havia sido reduzido para US$ 15 bilhões.

O aumento do PIB neste trimestre reflete as contribuições positivas de gastos das famílias, exportações, investimento fixo não-residencial, despesas do governo federal, entre outras. Na outra ponta, as importações caíram.

A perda de força do crescimento do PIB é reflexo de uma desaceleração no investimento em estoque privado, em investimento fixo não residencial, em exportações e nos gastos do governo.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições