16 chefes de estado estão reunidos em Brasília para segundo dia da cúpula do Brics

16 chefes de estado estão reunidos em Brasília para segundo dia da cúpula do Brics

Fonte: Globo.comAtualizado: quarta-feira, 16 de julho de 2014 às 11:59
O segundo dia da VI Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reunirá nesta quarta-feira (16) 16 chefes de Estado ou de governo em Brasília. Além dos cinco presidentes e primeiros-ministros do países que compõem o g
O segundo dia da VI Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reunirá nesta quarta-feira (16) 16 chefes de Estado ou de governo em Brasília. Além dos cinco presidentes e primeiros-ministros do países que compõem o g

dilma O segundo dia da VI Cúpula do Brics (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), reunirá nesta quarta-feira (16) 16 chefes de Estado ou de governo em Brasília.
Além dos cinco presidentes e primeiros-ministros do países que compõem o grupo, participarão como convidados mandatários de 11 nações sul-americanas.

O calendário da cúpula do Brics começou nesta segunda (13), em Fortaleza, com reuniões entre ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais e de bancos de desenvolvimento dos países que fazem parte do grupo. Nesta terça (14), também na capital cearense, ocorreram reuniões entre chefes de Estado e de governo.

No primeiro dia de encontro, os países anunciaram a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) para o Brics. A sede do banco ficará na China e o primeiro presidente será indiano. O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do Conselho de Administração do banco.

O objetivo do banco será o financiamento de projetos de infraestrutura em países emergentes – o capital inicial será de US$ 50 bilhões, mas pode chegar a US$ 100 bilhões.
Segundo informou o Palácio do Planalto, a presidente Dilma deve chegar por volta das 10h45 desta terça ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Em seguida, chegarão os presidentes sul-americanos e do Brics. Na sequência, haverá pose para a foto oficial do encontro.

Ainda de acordo com a Presidência, a II Sessão de Trabalho da VI Cúpula do Brics – da qual também participarão os países sul-americanos – terá duração de duas horas e, em seguida, haverá almoço. Está previsto ainda, às 19h, coquetel para os presidentes participantes.

Dilma e indiano
Antes do início das reuniões, a presidente Dilma Rousseff se reunirá, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, com o primeiro-ministro da Índia, Nerendra Modi, para a assinatura de acordos entre os dois países.

Modi está no Brasil para participar da cúpula dos Brics. De acordo com o Palácio do Planalto, a reunião entre Dilma e o líder indiano começará por volta das 8h30 e terá duração de uma hora – eles tomarão café da manhã juntos. Em seguida, haverá cerimônia de assinatura de atos entre os países. Não há previsão de declaração à imprensa.
Nesta segunda, Dilma se reuniu com o presidente russo no Palácio do Planalto, onde participou reunião fechada com Putin, encontro ampliado (com a presença de ministros), cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa.

Na ocasião, a presidente afirmou que Brasil e Rússia discutiram a criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e mudanças no Fundo Monetário Internacional (FMI). Nesta quinta (17), há previsão de Dilma se reunir com o presidente da China, Xi Jinping, também em Brasília.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições