Quando surgiu a Música Gospel?

Quando surgiu a Música Gospel?

Quando surgiu a Música Gospel ?

"Conheça a tragetória da música gospel no mundo"

Renata Scorsato

re.scorsato@guiame.com.br

Acreditamos que a música gospel surgiu através dos americanos. A escolha dos escravos em Jacques Bnoit em 1939 originou um novo povoado. O intenso tráfico de escravos que povoou o continente americano, não trouxe apenas mão-de-obra; mas também uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a história da América. A conseqüência foram as múltiplas formas de música como: o jazz, blues e o Gospel.

A África foi a fundadora do gospel por meio dos muitos negros exportados às áreas da Costa do Marfim (ocupados hoje pelo Senegal), Guiné, a floresta tropical de Ganzá, Nigéria e também Congo.

Os variados ritmos, instrumentos de percussão, o vocal polifônico (solista e grupo vocal), marcaram uma nova época no cenário gospel. Cada um destes componentes trazia mais do que música, trazia uma cultura.

A Dança, o canto e dramatização, formavam as crenças e costumes africanos. Hoje os grupos coreografia, corais e grupos de louvor, não fazem mais do que imitar os fundadores destas práticas.

A maneira mais importante para harmonizar o ritmo era o uso da percussão, além de servir como meio de comunicação entre diferentes vilarejos.

A música africana é caracterizada por complexos poli - rítmicos (dois ou mais ritmos diferentes), quando sobrepostos criam uma única batida musical. A base do tradicional do Gospel Americano, veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano. A mixagem de hinos ocidentais e as raízes musicais da África transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. A tradição da adoração da música continuava. O distintos significados do contexto bíblicos, iam cada vez mais além da música.

Com a abolição da escravatura em 1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e conseqüentemente sua música.

Ser Gospel hoje é conseguir unir  o céu e a terra, a razão e a fé, política e religião, conseguindo expressar não em palavras mas em atitudes de louvor.

'