"Me arrependo pelas vezes que não fiz o possível pela paz com os homens", diz Mark Driscoll

O pastor usou um discurso escrito recentemente para tentar falar sobre os motivos de seu afastamento das atividades da igreja e comentar com discrição as polêmicas que têm envolvido o seu nome.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 25 de agosto de 2014 às 18:42
"Me arrependo pelas vezes que não fiz o possível pela paz com os homens", diz Mark Driscoll
"Me arrependo pelas vezes que não fiz o possível pela paz com os homens", diz Mark Driscoll

"Me arrependo pelas vezes que não fiz o possível pela paz com os homens", diz Mark Driscoll

Na noite do último domingo, 24/08, a Mars Hill Church (EUA) publicou em seu canal oficial do Youtube, um vídeo no qual o seu pastor e fundador, Mark Driscoll anunciou o seu afastamento das atividades ministeriais na comunidade.

O pastor usou um discurso escrito recentemente para tentar falar sobre os motivos de seu afastamento e comentar com discrição as polêmicas que têm envolvido o seu nome.

Já em abril, o pastor havia se desculpado por usar de estratégias de marketing para divulgar os seus trabalhos e afirmou que dispensa o título de "celebridade".

Além disso, diversos líderes têm criticado a maneira como o líder e escritor tem exposto o tema "sexualidade" em suas obras.

Polêmicas nas quais o pastor se envolveu em 2000 também foram colocadas em questão no recente discurso do pastor à frente de sua igreja. Esta questão se deu quando o líder postou comentários ofensivos em uma discussão levantada no site oficial da igreja, usando o pseudônimo "Willian Wallace II".

Confira o discurso no vídeo abaixo (é possível ativar legendas traduzidas para o português):

Veja parte da tradução do discurso de Mark logo abaixo:

Se você frequentou a Mars Hill Church em qualquer período de tempo que você sabe que nós consideramos o púlpito um solo sagrado. Consequentemente, eu só gosto de usar o púlpito para pregar e ensinar a Palavra de Deus; Eu não gosto de uso-lo para lidar com os eventos atuais ou responder a controvérsias, mesmo quando a controvérsia envolve a mim, seu pastor.

Assim, sempre que sentimos que precisávamos para responder a uma questão que envolve esta igreja ou eu, o temos feito até em uma variedade de maneiras, incluindo o nosso site, o nosso blog, mídias sociais, mensagens de vídeo e nossa atualização semanal sobre o que está acontecendo por aqui. Publicamos um vídeo pouco antes de sair para as férias de verão e nossa melhor sermão série.

[...]

Enquanto eu estive fora, Deus colocou um crescente sentimento de gratidão em mim para pelo povo da Mars Hill. Eu sempre disse que eu era muito novo na fé e despreparado quando começamos esta igreja, o que faz com que tudo o que Jesus já fez seja milagroso. Quando um pequeno grupo de nós começou o que se tornaria a Mars Hill Church em 1996, eu não poderia ter sonhado que seria o que é hoje. Milhares e milhares de pessoas se tornaram cristãs à medida que o evangelho de Jesus Cristo provou ser mais e mais poderoso. Todos os dias, ao que parece, eu ouço sobre alguém cuja vida foi transformada pelo poder da Palavra de Deus, ensinada neste lugar e modelada por tantos que chamam esta igreja de 'sua casa'. Obrigado por serem uma família e maravilhosa Igreja.

Hoje, somos abençoados com pastores de respeitados, que amam Jesus e as pessoas que Ele deu Sua vida por. Estes homens servir fielmente a família Mars Hill.

[...]

Um tema central na minha caminhada pessoal com Jesus nos últimos tempos tem sido seguir encargo do apóstolo Paulo aos crentes em Romanos 12: 8: "Se possível, até agora é que depende de vós, tende paz com todos os homens". Deus não é honrado pelo conflito, contenda, desunião, argumentando, calúnia, fofoca ou qualquer outra coisa que não é consistente com o fruto do Espírito, e estou profundamente arrependido pelas vezes que eu não fiz a minha parte para viver em paz com todos os homens.

Quero agradecer a todos aqueles que vieram diretamente a um pastor mais velho, respeitado ou me contar de um erro que os tem atormentado. Isso nos permite lidar com ele de frente entre as duas partes afetadas, em vez de em um tribunal da opinião pública e da mídia pública. Eu acredito que Deus é honrado por esta abordagem centrada, assim como Ele prescreveu para nós em Mateus 18 e em outras passagens.

Outros optaram por expor as suas queixas contra mim ou esta igreja em um fórum mais público. Como é frequentemente o caso, parte do que é dito é verdade, outras coisas, em parte são verdade, e outras ainda são completamente falsas. Ultimamente, o número de acusações combinado com a sua natureza pública, faz com que seja muito mais difícil saber como responder de forma adequada a isto tudo. Na verdade, muitas vezes, optamos por não responder a todos, o que provavelmente aumenta ainda mais as perguntas em mente de algumas pessoas, e eu entendo isso.

Em outros casos, alguns trouxeram ao público até questões que foram há muito tempo já solucionadas, aumentando a confusão compreensível que muitos de vocês podem estar enfrentando recentemente. Por exemplo, quase 15 anos atrás eu escrevi algumas coisas em um fórum de discussão Mars Hill em nosso site, usando um pseudônimo. Logo percebi que eu escrevi e como eu fiz foi errado. Nós removemos toda a seção do site alguns meses mais tarde e me dirigi-lo publicamente em um livro que eu escrevi, seis anos depois de chamar-lhe o que ele era: errado.

Tomei a total responsabilidade por essas ações e sempre será envergonhado pelo o que eu fiz, até mesmo como um pregador de 29 anos. O que eu fiz neste caso em 2000 é indefensável. Mas também já foi perdoado; e graças a Deus, eu não sou o homem que eu era naquela época. Tenho aprendido duras lições desta situação, como eu tenho de outras situações em que eu tenho feito coisas erradas e Deus teve de lidar comigo.

[...]

Então deixe-me dizer o que eu pretendo fazer nos próximos dias e semanas para nos ajudar a seguir em frente como uma família da igreja.

Eu enviei para o processo prescrito pelo nosso Estatuto Social da Igreja como esmagadoramente aprovada por toda a nossa liderança para enfrentar as acusações contra mim. Convido este processo, ao invés de debater acusações e questões na mídia social ou o tribunal da opinião pública. Os resultados deste processo vão ser apresentados quando tiver sido concluído.

Eu solicitei uma pausa para o processamento, cura e crescimento para um mínimo de seis semanas, enquanto a liderança atribuída pelo nosso Estatuto Social efetuar uma análise detalhada de acusações contra mim. Acredito que sua análise pode ser melhor executada sem que eu esteja no púlpito ou no escritório, e eles concordaram com esta decisão.

Durante esse tempo, o Pastor Dave e nossos pastores irão compartilhar as responsabilidades de pregação, junto com suas outras responsabilidades pastorais. Eu sou grato que temos uma equipe de líderes piedosos que são de confiança e os amam. Eles continuarão no propósito de 1 João para a nossa série "Love One Another".

Vou usar este tempo para continuar a buscar o Senhor sobre seus planos para mim e para esta próxima temporada de vida da Mars Hill. Além disso, vou usá-lo para passar mais tempo com Deus, minha esposa e nossos filhos.

Como regra geral, eu vou responder a pouca ou nenhuma crítica de mim na mídia, nas redes sociais, blogs, cartas abertas, etc.

Eu também não vou fazer qualquer discurso fora para o futuro previsível.

Finalmente, eu quero dizer para a nossa família, o passado e o presente da Mars Hill, que eu sinto muito. Me desculpe pelas vezes em que estive com raiva, irredutível ou insensível. Sinto muito por tudo o que eu tenho feito para nos distrair da nossa missão, convidando críticas, controvérsias ou a atenção da mídia 

negativa para nós.

Obrigado, Mars Hill. Eu te amo".

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições