Primeira Bíblia impressa em inglês será leiloada por £ 35.000

O atual proprietário comprou esta edição da Bíblia em um "sebo" nos anos 60, em Cambridge, quando era estudante.

Fonte: Guiame, com informações de The GuardianAtualizado: segunda-feira, 29 de junho de 2015 às 20:19
O proprietário comprou esta edição, nos anos 60, pelo equivalente a 1,25 libra esterlina. (Sotheby/ PA)
O proprietário comprou esta edição, nos anos 60, pelo equivalente a 1,25 libra esterlina. (Sotheby/ PA)

 

A cópia da primeira Bíblia impressa em inglês foi comprada pelo valor de 25 xelins, o equivalente a 1,25 libra esterlina. No próximo mês, esta mesma versão do livro sagrado será leiloada em torno de £ 35.000, o equivalente a R$ 171.000, na Inglaterra.

O atual proprietário comprou esta edição da Bíblia em um "sebo" nos anos 60, em Cambridge, quando era estudante.

A Bíblia em questão, com tradução William Tyndale, foi impressa em 1537. Ela é a primeira cópia da Bíblia original de Tyndale, finalizada em 1526.

No período de sua tradução, Tyndale desafiou diretamente a hegemonia da Igreja Católica Romana. Depois de ser preso em Antuérpia, o tradutor foi executado como um herege em 1536, e todos os exemplares do livro descobertos na Grã-Bretanha foram queimados.

Quatro anos após a morte do tradutor, Henry VIII ordenou que quatro traduções inglesas da Bíblia fossem publicadas na Inglaterra.

"Não apenas no aspecto religioso, mas essa Bíblia é uma contribuição para o idioma inglês. Muitas pessoas disseram 'sem Tyndale, sem Shakespeare'. Ele transformou e contribuiu muito com o idioma inglês", disse Peter Selly, especialista em livros e manuscritos na Sotheby.

Sobre o atual proprietário, Selly disse: "Ele ama o livro e tem o valorizado por um longo tempo. Ele só percebeu seu verdadeiro valor nos últimos meses".

"Ainda que muitos sebos tenham fechado no país, nos últimos anos, você ainda pode fazer descobertas, embora seja mais difícil, porque há poucas livrarias independentes hoje em dia", ponderou o especialista.

A Bíblia será leiloada em Londres, no dia 15 de julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições