Evangélicos e católicos dos EUA citam a crucificação de Cristo para protestar contra a pena de morte

Líderes cristãos (católicos e evangélicos) se uniram para assinar um documento oficial, que expressa repúdio à pena de morte.

Fonte: Guiame, com informações do Religion News ServiceAtualizado: quarta-feira, 1 de abril de 2015 às 19:27
De acordo com o relatório da Anistia Internacional de 2014, cerca de um terço da população mundial está sujeito à pena de morte, mas apenas nove nações a usam regularmente, incluindo os Estados Unidos, Irã, China, Sudão e Coréia do Norte
De acordo com o relatório da Anistia Internacional de 2014, cerca de um terço da população mundial está sujeito à pena de morte, mas apenas nove nações a usam regularmente, incluindo os Estados Unidos, Irã, China, Sudão e Coréia do Norte

Durante a Semana Santa, muitos cristãos aproveitam para refletir sobre a crucificação de Jesus na sexta-feira. Porém, neste ano (2015), mais de 400 líderes católicos e evangélicos estão usando a execução de Jesus para pedir o fim da pena de morte.
 
"Quando eles olham para Cristo na cruz, aquilo é um lembrete de como muitos milhões de pessoas foram executadas pelo governo na história, de como isto realmente é grotesco e, muitas vezes, injusto", disse David Gushee, um especialista em ética evangélica na Universidade de Mercer, em Atlanta (EUA).
 
Gushee é um dos signatários da declaração, assim como os dois ex-presidentes da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (Joseph A. Fiorenza de Galveston-Houston e William Skylstad de Spokane, Washington.); Miguel Diaz, ex-embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé; e Jim Wallis, fundador do grupo cristão progressista Sojourners.
 
A carta exorta os governadores, juízes e promotores a acabarem com a pena de morte, que a carta chama de "prática que diminui a nossa humanidade e contribui para uma cultura de violência e de vingança, sem restauração."
 
A carta também inclui outros signatários como a ativista Irmã Helen Prejean de; Lynne Hybels, esposa do pastor Bill Hybels (fundador da igreja Willow Creek); Rev. Timothy P. Kesicki, cabeça de todos os padres jesuítas em os EUA e Canadá; e Richard Cizik, um ex-vice-presidente da Associação Nacional de Evangélicos.
 
A carta segue um apelo semelhante pela Latino Evangélica Coalizão Nacional, que recentemente tornou-se o primeiro grupo evangélico nacional para chamar publicamente pelo fim da pena capital, e Papa Francisco, que o chamou de "inadmissível, não importa o quão sério seja o crime cometido."
 
À medida que mais grupos estão falando sobre o assunto, a carta também observa que é "vergonhoso" que os Estados Unidos seja "um dos poucos países desenvolvidos que continua a executar condenados". De acordo com o relatório da Anistia Internacional de 2014, cerca de um terço da população mundial está sujeito à pena de morte, mas apenas nove nações a usam regularmente, incluindo os Estados Unidos, Irã, China, Sudão e Coréia do Norte.
 
A Irmã Simone Campbell, da "Catholic Social Justice Lobby", disse que, embora ela não seja uma líder no movimento contra a pena de morte, a obrigação moral exige que ela fale contra a pena capital.
 
"Em uma nação que valoriza a dignidade de todas as pessoas, temos de agir com dignidade como sociedade", disse ela. "E as sociedades não matam pessoas".

A carta também aponta para casos recentes em todo o Estados Unidos, que os signatários acreditam que são injustos, incluindo um caso em Missouri, em que um prisioneiro com danos cerebrais foi executado e um projeto de lei em Utah que resgata o uso de pelotões de fuzilamento se as drogas por injeção letal estiverem indisponíveis.
 
Como um júri federal em Boston está preparado para considerar a pena de morte para Dzhokhar Tsarnaev - ele deve ser condenado pelo atentado na Maratona de Boston em 2013 - Gushee sugeriu que a prisão perpétua sem liberdade condicional seria uma punição justa. Ele disse que isso permite a possibilidade de liberação em caso de condenação injusta - um fator que tem ajudado a desgastar a confiança do público na imparcialidade da pena capital.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições