Conheça a Igreja da Cientologia e entenda porque Tom Cruise e John Travolta fazem parte dela

Pode parecer ficção científica, mas a Igreja da Cientologia é real. Em alguns países, como nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, por exemplo a França, é considerada uma seita.

Fonte: Guiame, com informações de G1Atualizado: quarta-feira, 1 de abril de 2015 às 21:35
Pode parecer ficção científica, mas a Igreja da Cientologia é real.
Pode parecer ficção científica, mas a Igreja da Cientologia é real.

 

Pode parecer ficção científica, mas a Igreja da Cientologia é real. Ainda que seus detalhes de funcionamento sejam misteriosos, muitos de seus absurdos segredos foram revelados depois que o canal de televisão americano HBO fez um documentário com sérias acusações contra os responsáveis pela religião.

A Cientologia foi fundada na Califórnia nos anos 50 pelo escritor de livros de ficção científica L. Ron Hubbard. Em alguns países, como nos Estados Unidos, tem condição de religião. Mas, em outros, por exemplo a França, é considerada uma seita.

Por um longo tempo, os críticos da religião foram silenciados por seus responsáveis, por meio de processos judiciais e campanhas de propaganda. No entanto, o documentário “Going Clear: Scientology and the Prison of Belief” (Esclarecendo: Cientologia e a Prisão de Crença, em tradução livre), exibe declarações de ex-importantes membros da Igreja que revelam a manipulação que alguns seguidores são submetidos, incluindo nomes conhecidos, como os atores Tom Cruise e John Travolta.

O documentário dirigido por Alex Gibney, que ganhou um Oscar em 2008, mostra também detalhes sobre o financiamento da Igreja e os supostos abusos físicos e psicológicos sofridos por membros.

Em defesa, a porta-voz da Cientologia Karin Pouw negou as acusações, afirmando que foram feitas sem pedir a versão da Igreja. "A Igreja está comprometida com a liberdade de expressão. No entanto, a liberdade de expressão não dá carta branca para emitir ou publicar informações falsas".

Veja alguns detalhes sobre a Igreja da Cientologia revelados por entrevistados do documentário "Going Clear":

1 - Detalhes da religião "são conhecidos apenas após o pagamento de milhares de dólares"

Ao contrário do que acontece na maioria das religiões, membros na Cientologia só passam a conhecer detalhes do credo da religião aos poucos, e depois de pagar grandes quantidades de dinheiro.

Depois de pagar por anos para subir dentro da Igreja, os membros têm acesso a documentos escritos pelo próprio Ron. L. Hubbard. Neles, há explicações sobre a história de Xenu, um ditador galático que “há 75 milhões de anos trouxe milhões de pessoas à Terra em naves espaciais, depositando-as em vulcões e aniquilando-as com bombas de hidrogênio.”

2 - A Igreja da Cientologia "causou a separação de Tom Cruise e Nicole Kidman"

Supostamente a Igreja não via a relação de Tom Cruise, seu membro de mais alto perfil, e Nicole Kidman com bons olhos. A atriz era considerada uma "fonte potencial de problemas" por ter sido criada no catolicismo e ter um pai psicólogo – um dos inimigos da Cientologia.

Kidman teria sido investigada por detetives particulares e seu telefone foi interceptado a pedido de Cruise. A Igreja teria, ainda, tentado colocar os dois filhos adotivos do casal contra a mãe para que Cruise pudesse conseguir a custódia deles no caso de um divórcio.

Depois de romper o casamento, que durou de 1990 e 2001, a igreja se comprometeu a encontrar uma nova namorada para Tom Cruise, a também atriz Nazanin Boniadi.

3 - John Travolta "não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados"

Os membros da Cientologia são regularmente submetidos a chamadas auditorias, confissões gravadas e nas quais explicam detalhes de sua vida pessoal. As sessões teriam o objetivo de encontrar a origem dos traumas que afetam uma pessoa.

As informações obtidas nas auditorias são, então, usadas para "chantagear" membros descontentes com a organização.

Esse seria o caso do ator John Travolta que não deixa a Igreja por medo de que detalhes de sua vida pessoal sejam revelados.

4 - Membros da Igreja "são submetidos a abusos físicos e psicológicos"

Os seguidores da Igreja são obrigados a cortar todo contato com família e amigos que deixam a fé para seguir a política de "desligamento".

Existe um cativeiro, conhecido como "The Hole" (o buraco), onde são mantidos membros desobedientes do Sea Org – ramo que dirige a Igreja em troca de uma salário baixíssimo, em condições desumanas – e são abusados física e psicologicamente. 

5 - A Cientologia "pressionou autoridades para ser declarada uma religião e não pagar impostos"

Afirma-se que L. Ron Hubbard decidiu criar a Cientologia para ganhar dinheiro. A organização, que tem 50 mil membros, não paga impostos há décadas e deve centenas de milhões de dólares a autoridades.

Finalmente, em 1993, o IRS americano, órgão equivalente à Receita Federal brasileira, concedeu à Igreja a condição de religião, o que, segundo o documentário, permitiu que a Cientologia atingisse um patrimônio de US$ 1,5 bilhão.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições