“Sucata para Jesus”: a missão do aposentado que vende sucata para manter a igreja

Lyle McKlem, aos 72 anos de idade vasculha toda a cidade atrás de sucatas para vende-las ao ferro velho e captar recursos para a igreja.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 20 de outubro de 2014 às 23:23

Portas de garagem quebradas não servem mais para seu antigo dono, mas para Lyle McKlem elas tem muito valor – é com as sucatas que o aposentado guarda nacional, aos 72 anos de idade, arrecada dinheiro para manter a igreja na qual é membro, no Estado de Lincoln, Estados Unidos.

A cada mês, McKlem coloca suas luvas de trabalho e vasculha toda a zona rural a noroeste de Lincoln, coletando diversos tipos de sucata que encontra. As ferragens são transportadas em sua caminhonete, com a missão de colaborar com a igreja e construir um novo templo, a partir dos recursos captados nas vendas feitas no ferro velho.

Em 2012, o aposentado arrecadou mais de 13 mil dólares. Em 2013, foram mais de 14 mil. Neste ano, já foram acumulados mais de 12 mil dólares. Desde que começou o programa “Sucata para Jesus” em 2010, McKlem recuperou e vendeu cerca de 40 mil dólares em sucata para igreja Raymond United Methodist.

"Lyle é o coração do programa", disse o Pastor Rod Lyon. "Ele é muito disposto com todos. Ele gosta de trabalhar para a igreja. Ele tem uma fé verdadeira e profunda. Isso gera mais dinheiro para nós do que qualquer outro tipo de doação. "

"Nossa igreja estava com dificuldades em pagar todas as despesas", disse o pastor. "Nós precisávamos de mais dinheiro, demos uma chance. E deu certo. Ele trabalhou intensamente. É impressionante como o projeto floresceu", explica Lyon.

A sucata chega à McKlem por boca a boca. Os membros da igreja falam com seus vizinhos, que falam com outros vizinhos. Então, McKlem, junto com outros voluntários, carregam as ferragens – que vão desde portas à equipamentos agrícolas.

Ele vende quase tudo o que é acumulado para uma empresa de ferro velho, que encaminha os cheques diretamente para a igreja. 

Raymond Metodista Unida tem cerca de 130 membros no total. O edifício é antigo, construído há mais de um século. "É uma grande igreja pequena, mas estávamos realmente passando por algumas dores de crescimento", contou o pastor Lyon.

Mas desde que o “Sucata para Jesus” começou, o orçamento da igreja virou: em vez de depender da captação de recursos para pagar as contas da igreja, o dinheiro que vinha das vendas de McKlem começaram a ser utilizados para isso. Todos os recursos captados anteriormente foram voltados para pagar suas missões.

Atualmente, 10% do dinheiro da sucata beneficia uma instituição de caridade, a Epworth Village in York. 90% dos recursos vão para o fundo de construção da igreja. "Nós temos um sonho de construir um novo edifício, algum dia", disse McKlem.

 

Com informações de Journal Star
www.guiame.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições