Pequenas igrejas ficam isentas de alvará de funcionamento em São Paulo

A portaria isenta comércios e templos religiosos com capacidade abaixo de 250 pessoas da necessidade de obter um alvará de funcionamento.

Fonte: GuiameAtualizado: quinta-feira, 28 de agosto de 2014 às 19:38
Pequenas igrejas ficam isentas de alvará de funcionamento em São Paulo
Pequenas igrejas ficam isentas de alvará de funcionamento em São Paulo

Pequenas igrejas ficam isentas de alvará de funcionamento em São PauloNa última quarta-feira, 27/08, a gestão do prefeito de São Paulo (SP), Fernando Haddad publicou uma portaria que isenta comércios e templos religiosos com capacidade abaixo de 250 pessoas da necessidade de obter um alvará de funcionamento. A medida deve acelerar a análise de quase 5.000 processos protocolados na prefeitura com base na Lei de Regularização das Edificações, de 2003.

A maior parte das pequenas igrejas e comércios nos bairros da periferia de SP está registrada atualmente na Prefeitura como "locais de reunião". A portaria também acaba abrangendo comitês políticos e bufês infantis.

A medida adotada por Haddad consolida a flexibilização feita por Gilberto Kassab (PSD) em agosto de 2008 - quando ainda era prefeito de SP.

Na época, Kassab permitiu que um atestado de segurança, feito por um engenheiro a pedido do proprietário do imóvel, valesse como documento para obtenção de alvará. O documento ainda é exigido por Haddad para os chamados "locais de reunião".

Pressão
O atual prefeito de São Paulo já havia sido pressionado pela bancada evangélica de São Paulo (SP) durante a votação do Plano Diretor, em julho.

O artigo 335 da proposta previa a regularização de construções feitas de forma irregular. Já na portaria publicada ontem, uma diferença de até 5% entre a metragem da construção apresentada pelo proprietário e aferida pelos técnicos do governo será permitida.

Com informações de O Estado de S. Paulo / UOL

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições