Pessoas casadas são as mais satisfeitas no Reino Unido, segundo pesquisa

Segundo a diretora, do instituto de cuidado com a Família no Reino Unido, a Igreja pode desempenhar uma papel importante nas relações familiares.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: quarta-feira, 23 de março de 2016 às 19:22
Mais de um terço das pessoas casadas, ou aquelas que declararam estar em uma 'união civil', disseram que estavam "muito satisfeitas" com a sua vida. (Foto: Reuters)
Mais de um terço das pessoas casadas, ou aquelas que declararam estar em uma 'união civil', disseram que estavam "muito satisfeitas" com a sua vida. (Foto: Reuters)

As pessoas casadas estão entre as mais satisfeitas no Reino Unido, enquanto aqueles que são separados ou divorciados são os mais insatisfeitos, de acordo com novos dados divulgados hoje, pelo Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido.

Mais de um terço das pessoas casadas, ou aquelas que declararam estar em uma 'união civil', disseram que estavam "muito satisfeitas" com a sua vida, em comparação com apenas 19,5% das pessoas que são divorciados, de acordo com novos dados, divulgados pelo centro de pesquisa britânico.

"Estamos satisfeitos por ver estes números em apoio ao casamento, mas é importante lembrar que se casar não conduz automaticamente a um aumento nos níveis de satisfação com a vida", afirmou Katharine Hill, diretora da organização britânica 'Cuidado pela Família' ao site 'Christian Today'.

"Gostaríamos de incentivar as igrejas a ensinar aos casais a investir e enriquecer o seu casamento, para que compreendam a forma de reforçar a sua relação com o tempo e construir os seus níveis de satisfação".

As pessoas casadas estão também mais satisfeitas com suas vidas, se comparadas àquelas que são viúvas ou vivem com os seus parceiros (sem declarar oficialmente uma união), dos quais 28,9% disseram que estavam "muito satisfeitos".

O relatório também mostrou que o percentual de pessoas que disseram ter alguém para confiar em caíram entre 2011 e 2014. Em 2011, 86,4% das pessoas com mais de 16 anos tinham um cônjuge, companheiro, amigo ou parente no qual eles poderiam confiar. Esse índice caiu para 84,1% em 2014.

A igreja pode desempenhar um papel fundamental na luta contra os efeitos destas estatísticas, segundo Hill informou.
"Quando funciona bem, a Igreja é única em sua capacidade de reunir pessoas de todas as idades, raças e origens, como membros de uma família", destacou.

Ela acrescentou: "Precisamos ser proativos no desenvolvimento de uma cultura que reconhece e apoia cada indivíduo, durante a semana, assim como no domingo".


Casar para ser feliz?
Segundo a psicóloga, terapeuta familiar e escritora, Leonora Ciribelli, a idealização do casamento como uma fórmula para a felicidade é de certa forma um tanto 'perigosa'. Ela destaca em um de seus artigos publicados no Guiame, que apesar da felicidade ser um ponto positivo e presente em um relacionamento saudável, este sentimento precisa existir na vida dos cônjuges já antes do casamento.

"Na busca por um casamento bem-sucedido, muitas vezes idealizamos que “casamos para sermos felizes e para fazer o outro feliz”. Se você está pensando desta forma, fica aqui um alerta: seja uma pessoa saudável antes de se casar, e case-se com uma pessoa saudável", destacou.

"Não espere que o outro seja responsável por sua felicidade. Ela deve ser fruto de uma realização pessoal, alcançada por obediência e entendimento de que cada um foi criado com dons e talentos dados por Deus de maneira singular [...] Se não cumprirmos primeiramente o nosso chamado individual, não conseguiremos corresponder ao propósito como casal. Vamos nos sentir frustrados, deixando de nos responsabilizar e culpando o outro por nossa infelicidade".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições