Dicas para renovar o visual do banheiro e da cozinha

Dicas para renovar o visual do banheiro e da cozinha

Mude o visual do banheiro e da cozinha

Banheiro e cozinha são ambientes cada vez mais valorizados em uma casa. Para além de suas funções primordiais, a cozinha se consolidou como um espaço de convivência e o banheiro, como local de relaxamento.

Como fazem parte das chamadas áreas molhadas da casa, cozinha e banheiro precisam de manutenção constante, já que a umidade é inimiga da boa conservação dos ambientes. Além disso, quem não gostaria de ter um banheiro aconchegante e uma cozinha charmosa?

Se você não pode fazer uma reforma completa nesses espaços, mas quer dar a eles uma roupagem nova, leia nossas dicas nas próximas páginas e mude a cara do banheiro e da cozinha gastando menos do que em uma reforma e sem quebra-quebra nos pisos e paredes.

Pinte as paredes e os azulejos da cozinha e do banheiro

Uma das formas mais simples de dar uma nova roupagem para cozinha e banheiro é pintando as paredes e os azulejos desses ambientes, caso estes sejam antigos. Dê preferência às tintas epóxi, que são superaderentes e muito resistentes à umidade. Outra opção é usar tinta acrílica, que também apresenta boa resistência à umidade. No mercado existem tintas acrílicas específicas para azulejos.

Use a criatividade e faça uma composição de cores que combine com o piso e os móveis do banheiro e da cozinha. Tons claros ampliam o espaço e transmitem sensação de limpeza e tranquilidade aos ambientes, mas você também pode ousar com cores mais fortes, deixando o espaço cheio de personalidade.

Limpe o rejunte dos azulejos do banheiro e da cozinha

Se apenas o rejunte do azulejo estiver feio, limpe-o. Essa simples medida pode melhorar bastante o visual do banheiro e da cozinha. Use um produto específico para limpar limo e esfregue preferencialmente com uma escova com cerdas plásticas.

Em entrevista à TV BBel, o arquiteto Oscar Mikail sugere a limpeza dos rejuntes com máquinas de vapor.

Depois da limpeza, você pode passar um impermeabilizante no rejunte para evitar que ele escureça novamente. A ventilação do espaço também é uma importante medida contra limo e bolor.

Coloque lambri na parede do banheiro e da cozinha

Para quem quer mudar o visual do banheiro e da cozinha sem gastar muito, o arquiteto Oscar Mikail sugere a instalação de revestimento de lambri de madeira em paredes que não ficam em contato com a água.

Segundo o arquiteto, lambri é um revestimento barato, pode ser encontrado em qualquer madeireira e é fácil de instalar. O lambri pode ser adquirido em formato de painéis ou réguas que se encaixam.

Aplique adesivos na parede do banheiro e da cozinha

Crie um visual despojado no banheiro e na cozinha aplicando adesivos decorativos nas paredes. É uma opção barata e criativa para dar uma cara nova aos ambientes. Se você preferir, cole adesivos na geladeira ou nos armários.

No mercado há inúmeras opções de adesivos decorativos, em diferentes estilos. E o melhor: se você enjoar, basta trocar o adesivo, e o espaço ganha uma nova decoração.

Sobreponha ou pinte o piso do banheiro e da cozinha

Uma dica do arquiteto Oscar Mikail para quem quer mudar o piso da cozinha e do banheiro de forma prática é sobrepor um piso novo ao já existente, usando uma argamassa específica. Essa argamassa é mais cara do que a comum, mas, em compensação, permite a mudança de piso sem quebra-quebra nos ambientes.

O arquiteto explica que antes de colocar o piso é preciso dar uma lixada no piso original. Uma opção ainda mais prática é utilizar um piso com sistema de encaixe macho-fêmea.

A desvantagem de sobrepor o piso é que o novo ficará mais alto, portanto, os ambientes passarão a ter um degrauzinho na entrada e talvez seja necessário acertar a altura da porta.

Você também pode pintar o piso de cerâmica do banheiro e da cozinha com tinta epóxi ou tinta acrílica específica para pisos. Mas fique atento ao tempo de secagem do produto antes de liberar a circulação no ambiente.

Aposte nos acessórios do banheiro e da cozinha

Novos acessórios também podem mudar a cara do banheiro e da cozinha. Molduras de espelhos, lixeiras, vidros, potes e cestas são exemplos de acessórios que podem incrementar o seu banheiro. Brinque com as cores! Por exemplo, se o seu banheiro é neutro, acessórios com cores mais vibrantes darão o charme. Na dúvida, aposte na combinação entre preto e branco, que é infalível.

Aproveite para trocar as peças metálicas do banheiro, como torneiras, toalheiros e porta-papel higiênico, por outras mais modernas. Espelhos bem posicionados também fazem a diferença no banheiro, eles ampliam o espaço e podem trazer mais sofisticação ao ambiente.

Na cozinha, aposte em acessórios como barra para suporte de utensílios, porta-condimentos e potes de mantimentos. Aventais e pegadores de panelas também podem compor a decoração. Preste atenção no visual de tudo o que fica aparente em sua cozinha. Se você trocar eletrodomésticos, opte por aqueles com design mais moderno. Dica: deixe um eletrodoméstico em estilo retrô fazendo parte da decoração.

Coloque objetos de decoração na cozinha e no banheiro

Cozinhas e banheiros também pedem objetos de decoração, como quadros, vasos com flores naturais ou de tecido, arranjos florais, velas decoradas e outros enfeites.

Uma dica para a cozinha é pendurar um painel feito com azulejos antigos na parede. Fica um charme! Outra ideia simples é fotografar frutas e legumes na feira, mandar emoldurar e pendurar na parede como quadrinhos.

Cortinas e tapetes dão o toque final à decoração da cozinha e do banheiro. Não descuide das roupas de mesa e banho, pois elas ficam aparentes e podem incrementar ou arruinar a decoração.

Customize móveis para o banheiro e a cozinha

Uma peça customizada já pode fazer a diferença em seu banheiro ou cozinha. Use a imaginação e pinte, faça pátina ou forre o móvel com tecido ou papel de parede.

Dica: customize uma peça de fora do contexto do banheiro ou da cozinha e coloque-a nesses ambientes. A nova peça dará um charme especial à decoração.

Reforme os armários da cozinha

Uma dica do arquiteto René Fernandes para repaginar a cozinha com baixo orçamento é reformar os armários. Se eles estiverem feios, uma boa pintura ou uma troca de revestimento podem deixá-los novos. Formicar os móveis é uma boa opção para renová-los e aumentar sua durabilidade.

René Fernandes afirma que em alguns casos, mesmo tendo ocorrido infiltração é possível recuperar os armários da cozinha, aproveitando a estrutura e trocando as portas ou fechando os armários com cortinas, artifício muito usado na Europa.

Capriche na iluminação do banheiro e da cozinha

A iluminação correta também pode incrementar o banheiro e a cozinha. Esses ambientes precisam ser muito bem iluminados. O ideal é que tenham uma fonte de luz central e outras focadas, por exemplo, nas bancadas.

A luz artificial mais indicada é a incandescente, que é ligeiramente amarelada, assemelhando-se à luz solar. Na cozinha, esse tipo de luz deixa os alimentos com cores mais vivas, e no banheiro, dão às pessoas aspecto de saúde. Existem no mercado lâmpadas fluorescentes amarelas, que gastam menos energia e têm a tonalidade de luz incandescente.

Na hora de renovar o visual do banheiro, é importante pensar em sua organização. Veja 15 dicas para organizar o banheiro aproveitando bem os espaços disponíveis.

'