Como organizar um chá de cozinha ou de panela

Como organizar um chá de cozinha ou de panela

Organizar um chá de cozinha é uma tarefa divertida, mas, como qualquer festa, exige um certo planejamento. Mesmo que a idéia seja uma festa preparada pelas amigas ou pelas madrinhas, a noiva pode e deve participar do planejamento e organização. Com a divisão de tarefas tudo ficará mais fácil e divertido.

Aproveitem para tirar fotos das reuniões de vocês, da preparação das receitas na cozinha, dos encontros para comprar os acessórios, enfim, de todos os momentos em que estiverem juntas. Imprimam as melhores e montem um mural com elas no local da festa. Esta será uma recordação maravilhosa, uma parte importante da despedida de solteira.

PRIMEIRA ETAPA: PLANEJAMENTO

Definir a data e o local juntamente com a noiva.

Fazer uma lista de convidados.

Decidir se as pessoas serão convidadas por telefone ou se serão entregues convites impressos.

Caso prefiram utilizar convites impressos, decidir como será a entrega. Se for pelos Correios, organizar uma lista com endereços completos dos convidados. Se for pessoalmente, definir quem ficará responsável pelas entregas.

Se o local for um salão ou uma chácara, fazer a reserva o quanto antes. Se for o salão de festas do prédio, verificar a disponibilidade e reservar.

Decidir se será um chá tradicional ou temático.

No caso de chá temático, fazer uma lista de itens relacionados ao tema para providenciar.

Escolher as brincadeiras que serão feitas e listar o que será necessário: quantidade de brindes, acessórios, papéis, canetas, etc. (algumas das brincadeiras escolhidas serão surpresa para a noiva)

Listar o que será necessário para decorar o ambiente: flores, toalhas de mesa, fitas, balões, fotografias, etc.

Definir quem ficará responsável por providenciar os comes e bebes: a própria noiva ou os convidados.

Caso a noiva se responsabilize pelo cardápio, definir o que será servido.

Escolher o formato e o recheio do bolo.

Decidir o que será oferecido como lembrancinha.

Fazer uma seleção de músicas para tocar durante a festa e na hora das brincadeiras.

No caso de chás realizados na casa de uma das amigas / salão do prédio / casa da noiva, verificar se há pratinhos, garfinhos e cadeiras suficientes para todos.

A noiva deve escolher os presentes e as cores de cada item.

SEGUNDA ETAPA: ORGANIZAÇÃO

Comprar os convites.

Comprar as lembrancinhas.

Gravar alguns CDs com as músicas que serão tocadas durante a festa.

Definir quem deve trazer cada item da lista ou montar a lista de presentes.

Caso os convidados sejam responsáveis por trazer um prato para a festa, especificar no convite se deve ser doce ou salgado.

Preencher e endereçar os convites.

Enviar ou distribuir os convites.

Encomendar os arranjos de flores.

Comprar os itens necessários para fazer as brincadeiras e outros relacionados ao tema do chá.

Comprar o que será necessário para complementar a decoração.

Comprar os descartáveis necessários para servir: guardanapos, copos, etc.

Emprestar ou alugar os itens que estiverem faltando: pratinhos, cadeiras, garfinhos de bolo, etc.

Comprar as bebidas.

Embrulhar os prêmios que serão distribuídos para as participantes das brincadeiras.

Encomendar o bolo.

Caso a noiva fique responsável pelos comes e bebes, comprar os itens para o preparo dos petiscos ou contratar a pessoa que fará.

Caso o salão ou local da festa precise de limpeza, decidir quem ficará responsável por isso.

Pegar o bolo encomendado.

Colocar as bebidas para gelar.

Levar para o local todos os itens necessários. Pratos, copos, guardanapos, cadeiras, elementos decorativos, etc.

Pegar os arranjos de flores.

Dispor alguns cestinhos de lixo no local.

Colocar papel higiênico, sabonete de toalha no banheiro.

Decorar o local e deixar por perto o que será servido, caso não haja espaço para que os pratos fiquem expostos.

ALGUMAS DICAS

O bolo pode ser substituído por cupcakes (bolinhos individuais) que são charmosos e práticos. Evitem qualquer tipo de prato muito elaborado. O ideal são pequenos canapés, salgados folhados, docinhos delicados, biscoitos amanteigados, ou seja, tudo que não precise de talheres para comer. Se os convidados ficaram responsáveis por trazer de casa os salgados e doces, tenham à mão pratos bonitos para organizá-los e servi-los de forma elegante. Servir nos pratos de papel em que vieram embrulhados não é uma boa idéia. As bebidas são sempre oferecidas pelos organizadores do chá e já devem estar na temperatura ideal para servir quando os convidados chegarem. Mesmo que o chá não tenha um tema específico, vocês poderão utilizar a estação do ano como base para uma decoração mais elaborada: - flores delicadas em tons pastel na primavera;

- flores maiores em cores vivas no verão;

- folhagem e elementos em tons terrosos no outono;

- flores brancas e muitos docinhos feitos com chocolate no inverno.

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