Aniversário de casamento

Aniversário de casamento

Ah... Como eu queria voltar no tempo! Quando o assunto é casamento, que mulher não pensa em sentir de novo os arrepios e a admiração dos primeiros meses ao lado do marido? Depois de anos casados, isso muda. E uma ótima data para reacender a paixão é o aniversário de casamento.

Projeto de menininha Luciano Huck e Angélica, por exemplo, completaram seis anos de união (bodas de açúcar) com um novo projeto engatilhado: ter o terceiro filho, uma menininha.

É isso que torna a relação mais sólida: planos, surpresas e comemorações. "Estudos afirmam que o ritual de comemoração da data de casamento renova os votos e incentiva o casal a ficar junto", diz Ailton Amélio da Silva, professor de psicologia da USP e autor de Relacionamento Amoroso — Como encontrar sua metade ideal e cuidar dela (Publifolha). Não precisa ser só nessa data. "Pode comemorar o dia em que se conheceram, o primeiro beijo, a primeira transa", diz a psicanalista Beth Valentim.

Motivos para festejar não faltam. Só não pode faltar aquela vontade gostosa de estar junto, de investir na relação e... ser feliz.

8 lições para renovar a relação diariamente

Casar, manter a família unida, ceder, ficar com aquela pessoa para sempre. Quem quer mesmo fazer o matrimônio durar assim deve se dedicar. Beth Valentim ensina como fazer isso...

1. Encontre motivos para se apaixonar de novo pelo seu marido, dê bombons para ele — sim, homens também gostam de receber mimos. Só não falam!

2. Mostre que, apesar da luta diária, ainda consegue olhar para ele com os mesmos olhos de admiração do início e não só o olhar de cansaço, falta de dinheiro, filhos gritando...

3. Acredite que vale a pena manter a relação. Quantas mulheres não sonham com um parceiro?

4. Resgate as lembranças de um passado feliz que ajudem a superar as horas mais difíceis.

5. Num dia qualquer, escreva uma mensagem de amor e coloque o bilhete no bolso dele.

6. Dedique algum tempo da sua rotina para criar uma noite a dois diferente e bem especial.

7. Diga pelo menos uma palavra de carinho para ele todo dia.

8. Comemore datas especiais e desperte os bons sentimentos que estavam adormecidos dentro de vocês. Tão simples!

hos não precisam participar de toda a comemoração do seu aniversário de casamento. Mas conte a eles sobre os preparativos, peça ideias, ajuda. "É bom as crianças saberem a importância dessa data e de manter as relações afetivas sempre como algo valioso", afirma Beth Valentim.

Aniversário de casamento: vocês merecem festejar!

Passo a passo para não deixar essa data passar em branco!

1º - Iniciativa

Pense com antecedência como gostaria de comemorar essa data com ele e planeje. Depois, você vê se dá para colocar tudo em prática.

2º - Surpresa

Faça uma surpresa para ele. Se queria ir viajar, mas o dinheiro não deu, faça algo mais em conta. Mande os filhos para a casa da avó, coloque um lençol cheirosinho na cama, compre rosas e jogue as pétalas na cama. "Só de preparar uma noite especial você já renova o seu amor. Se incluir música então, melhor ainda", orienta Ailton Amélio.

3º - Carinhos

Falta de dinheiro e problemas do dia a dia ficam do lado de fora do quarto nessa noite. Vocês só vão pensar um no outro, em tudo o que construíram juntos (e não deve ser pouca coisa...).

4º - Festinha

Se optou por comemorar com os amigos, chame os mais íntimos, os padrinhos do casamento. Segundo Ailton, ter pessoas que testemunharam a cerimônia faz com que o casal se sinta mais envolvido ainda.

5º - Aproveite

Divirta-se com ele! Mas não só nos aniversários de casamento. Surpreenda-o em dias comuns também...

11 datas especiais para festejar com seu amor...

1 ANO - Bodas de Papel

- Como comemorar: Espalhe bilhetes de amor pela casa, fotos, corações cortados em papel vermelho. - O que dar de presente para ele? Um álbum com fotos ou ingressos para o cinema.

2 ANOS - Bodas de Algodão

- Como comemorar: Espalhe algodão da porta de casa até a cama e o espere lá com calcinha e sutiã de algodão.

- O que dar de presente para ele? Cuecas de algodão ou camisa.

3 ANOS - Bodas de Couro

- Como comemorar: Vista-se com shortinho de couro e coloque música sertaneja. Dancem juntinhos.

- O que dar de presente para ele? Carteira, porta-cartões.

4 ANOS - Bodas de Flores e Frutas

- Como comemorar: Faça uma calda de chocolate e coloque ao lado taças de morangos, manga e outras frutas para mergulhar nessa calda.

- O que dar de presente para ele? Um buquê de flores.

5 ANOS - Bodas de Madeira

- Como comemorar: Vocês podem ir até um parque e escrever o nome dos dois em uma árvore bem grande, pedindo que o amor seja tão sólido como ela.

- O que dar de presente para ele? Um porta-retrato de madeira.

6 ANOS - Bodas de Açúcar

- Como comemorar: Faça o bolo preferido dele, alugue DVDs bem românticos e guloseimas para comer na cama.

- O que dar de presente para ele? Uma caixa de chocolates.

10 ANOS - Bodas de Estanho

- Como comemorar: Faça uma festa para os padrinhos de casamento, familiares. Esse elemento significa a solidificação do amor do casal. Comemore com pessoas que ama e que torcem por vocês!

- O que dar de presente para ele? Leve-o até o local onde se casaram, com as suas alianças, e peça pra quem realizou o casamento abençoar novamente a união de vocês.

15 ANOS - Bodas de Cristal

- Como comemorar: Com champanhe ou vinho em taças de vidro mesmo. O que vai importar é a qualidade do amor de vocês!

- O que dar de presente para ele? O champanhe ou o vinho, para beberem juntos nessa data.

25 ANOS - Bodas de Prata

- Como comemorar: Pode ser reunindo filhos e netos numa festa ou na sua casa mesmo, com um belo jantar. Mas vista-se de branco, tenha flores espalhadas pelo lugar e sirva bem-casados. Tudo que lembre o grande dia.

- O que dar de presente para ele? Vale gastar um pouco mais, com um cordão de prata ou um relógio.

30 ANOS - Bodas de Pérola

- Como comemorar: Use um colar de pérolas (ou algo que imite) e um lindo vestido. Convide-o para jantar fora.

- O que dar de presente para ele? Uma conchinha com uma pérola dentro, e um bilhete dizendo: "Você era como essa pérola dentro da concha: estava escondidinho e guardado só para mim!"

50 ANOS - Bodas de Ouro

- Como comemorar: Reunindo filhos, netos e bisnetos, em uma grande e calorosa festa, afinal, 50 anos de casamento é para poucos.

- O que dar de presente para ele? Com toda a família reunida, peça para um amigo (ou um profissional) tirar uma foto e dê para ele em um grande porta-retrato.

'