A Vitória da Bíblia

Apaixonei-me por este livro fascinante, capaz de trazer a atmosfera do céu para onde estivermos com ele aberto e imergidos na Presença de Deus.

Fonte: Guiame, Joel EngelAtualizado: terça-feira, 15 de dezembro de 2015 às 18:56
A Vitória da Bíblia
A Vitória da Bíblia

O próximo domingo, dia 13 de dezembro, é o dia da Bíblia. Esta data tão significativa para os evangélicos é lembrada desde 1850 no Brasil, porém neste ano ela será celebrada com muita alegria pelos moradores de Faxinal do Soturno no RS. Tudo isso por conta da aprovação do projeto de lei que fixou no calendário anual do município, o segundo domingo de dezembro para a comemoração da data.

Um pouco da História

Quem não conhece o contexto histórico pode achar que estamos supervalorizando uma data comum, mas a fixação desse dia no calendário das festas municipais representa uma vitória tremenda no Reino do Espírito. Há cerca de trinta anos, a leitura da Bíblia era simplesmente um mito nessa região do Sul do país. Havia uma cegueira espiritual muito grande na vida dos moradores que eram facilmente enganados em sua fé. Era comum encontrarmos nas portas das casas  cartas de indulgência, declarando a compra de “cadeiras no céu” e coisas dessa natureza. A ignorância pela falta de conhecimento da Palavra era a maior doença na região central do Rio Grande do Sul e uma grande reforma era necessária e urgente, como a que aconteceu na época de Martinho Lutero.

Mas era preciso enfrentar uma grande oposição que proibia as pessoas de lerem e até mesmo de possuírem uma Bíblia. O pior é que a cultura dessa época era tão forte, que ninguém pretendia mudar o que fora estabelecido. Ninguém se interessava, ninguém queria aprender, ler ou crer. Enquanto isso, em Cachoeira do Sul, eu estava me convertendo e mergulhando na Palavra de Deus. O primeiro livro que li foi o do Profeta Joel e no capítulo 1 eu vi a minha vida sendo comparada àquela destruição dos gafanhotos. Pouco tempo depois eu fui batizado no Espírito Santo e mergulhei no capítulo 2 do mesmo livro. Ali eu vi se confirmando tudo o que Deus havia falado sobre a minha vida. Assim percebi que a Palavra de Deus e´viva e se cumpre em nossas vidas.

Os processos

Apaixonei-me por este livro fascinante, capaz de trazer a atmosfera do céu para onde estivermos com ele aberto e imergidos na Presença de Deus. Por isso, um dos primeiros propósitos que o Senhor colocou em meu coração foi o de distribuir Bíblias em todas as cidades por onde eu passasse pregando. Comecei por uma favela em Cachaoeira do Sul, onde eu distribuí caminhões de Bíblias e de alimento. Isso se repetiu em Faxinal do Soturno e Dona Francisca. Nesta última, sofri uma retaliação nunca experimentada antes: recebi uma ordem de prisão pelo simples fato de as pessoas estarem sendo curadas pelo poder de Deus. Quando eu recebi a intimação, questionei o delegado sobre o que havia de errado ou de criminoso no fato de ler a Bíblia. Ele disse que eu estava sendo acusado de curar as pessoas. Eu respondi que eu me limitava à apenas ler o livro (Bíblia) e o convidei para assistir uma reunião que eu fazia na praça da cidade. Ali na praça bíblica com centenas de pessoas somente o fazer a leitura da Bíblia as pessoas já começavam serem curadas e outras à cair libertas de demônios.

Eu levantava a Bíblia e dizia: Eu apenas li as palavras que estão na Bíblia. Isto despertou um grande interesse nas pessoas em ler a Bíblia. 

O delegado também creu e ficou meu amigo e passou a ler a Bíblia também 

Assim mesmo a perseguição intensificou  então entendi que o diabo não queria que eu continuasse levando a Luz da Verdade para as pessoas e mesmo com as ameaças de prisão, não desisti.

A próxima cidade foi Faxinal do Soturno.

Em Faxinal do Soturno eu distribuía Bíblias aos milhares, geralmente nas praças, todas as semanas. Foi preciso a ajuda de um caminhão  para dar conta de tantos exemplares. De repente a polícia civil da época começou a ir de casa em casa, para confiscar as Bíblias e eu me sentia em plena China Comunista. Mas nós éramos  incansáveis, indesistíveis! Daí veio os vários processos para tentar me impedir de realizar o meu chamado em prol de cada morador daquela cidade.

A Cura pela Bíblia

Ao perceber que a leitura da Bíblia era capaz de curar e transformar vidas lancei um projeto evangelístico intitulado a “Cura pela Bíblia”. Deu tão certo que as pessoas começaram a ser curadas fisicamente, espiritualmente e até psicologicamente, apenas lendo ou ouvindo as palavras de Jesus. Isso gerou uma polêmica tão grande na cidade que eu e mais cem irmãos em Cristo, adeptos do projeto, fomos parar na delegacia. Tínhamos que prestar esclarecimentos a cerca das curas e milagres que Jesus estava realizando. Era algo impressionante em pleno século XIX, em um país como o Brasil.

Foram três anos e meio sofrendo processo e sendo afrontado por médicos, advogados, espíritas, psicólogos e padres. Cheguei a participar de um debate que durou quatro dias em uma rádio de Cachoeira do Sul, o tema, claro, era mais uma vez a minha tese de cura através da leitura da Bíblia. Nada disso me paralisou, ao contrário, o projeto foi ampliado e alcançou usuários de drogas. Começamos a trabalhar com libertação através da leitura da Bíblia e os resultados foram surpreendentes: centenas de viciados deixaram as drogas e restabeleceram o convívio familiar e social. Esses fatos em defesa da Palavra, nos fez conhecidos em todo o Brasil e implantou nessa região uma nova reforma protestante.

Os resultados

Trinta anos depois, Faxinal do Soturno possui doze igrejas evangélicas e todos os moradores tem em seus lares a Palavra Sagrada. A cidade é pacata, serena, tranquila e até o Prefeito testemunha o quanto valeu a pena lutar pela implantação de uma cultura bíblica no município. Na época o governador do estado, Pedro Simão, se converteu após receber de presente uma Bíblia Sagrada. Sugerimos um projeto de Lei na Câmara de Vereadores, autorizando a leitura da Bíblia no início das aulas, em cada escola. Isso foi aprovado primeiramente em Paraíso  do Sul, e depois em vários estados brasileiros, a exemplo do Rio de Janeiro e do Paraná. Hoje, em muitas cidades, as crianças sempre começam as aulas com a leitura de pelo menos um versículo.

O reconhecimento veio através de vários diplomas, certificados, condecorações, títulos e honrarias por parte de diversas entidades, inclusive uma delas ligada à ONU, por conta desses trabalhos e por todas as lutas que enfrentamos em defesa da Bíblia. Escrevemos uma linda história de lutas e vitórias, porém a maior recompensa veio dos céus: Em Faxinal do Soturno, uma das cidades mais resistentes e onde eu enfrentei os piores anos de perseguição da minha vida, hoje, por unanimidade, autoridades civis e públicas aprovam e reconhecem que realmente a Palavra de Deus é poderosa. 

Aleluia. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições