Sociedade Bíblica alcança 3.000 crianças com o Evangelho na Guatemala

Voluntários da organização estão mudando a realidade de crianças e jovens que vivem em áreas marginalizadas no país.

Fonte: Guiame, com informações de Bible SocietyAtualizado: segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 12:37
As crianças aprendem sobre Jesus na escola. (Foto: Reprodução/Bible Society)
As crianças aprendem sobre Jesus na escola. (Foto: Reprodução/Bible Society)

Através do programa “Open the Book” (“Abra o Livro”),  a Sociedade Bíblica está evangelizando crianças vulneráveis nas escolas, na Guatemala.

O pais tem uma das taxas de homicídios mais altas da América Latina, com 3.500 mortes violentas todos os anos, principalmente devido a atividades de gangues e disputas por tráfico de drogas. 

Segundo a organização, talvez seja por isso que tantas crianças e jovens estão abertos a Jesus. Eles anseiam por esperança e paz.

Em 2023, uma equipe visitou a Guatemala  para ver os resultados da ação do Open the Book com as crianças que vivem em extrema pobreza e violência. 

“Nos deparamos com a incrível visão de cerca de 600 crianças com idades entre 4 e 12 anos sentadas em um pequeno estádio cantando louvor”, disse um voluntário.

E continuou: “Esta é uma das reuniões do ‘Abra o Livro’ e a história da Bíblia hoje é chamada de 'Finalmente Livre'. Uma equipe de 14 voluntários de camisa amarela e 10 crianças apresentam a história de Moisés conduzindo os israelitas para fora do Egito”.

A Escola Pública Mixco, onde os cristãos realizaram a ação evangelística, fica em Tierra Nueva, uma área perigosa no norte da cidade da Guatemala, capital do país. 

A criminalidade é alarmante e algumas destas crianças já foram recrutadas para gangues. 

Os voluntários contaram que as crianças se identificam com as histórias bíblicas sobre como superar provações e obstáculos. Eles ouvem atentamente como podem confiar em Deus e encontrar esperança e paz em Jesus.

Testemunhos

Julianna, de oito anos, interpretou uma menina egípcia na história. Ela disse que quer ser policial quando for mais velha para poder proteger as pessoas. Sua história bíblica favorita é sobre Daniel “porque ele corajosamente entrou na cova dos leões”.

Já Cristal, contou: “Aprendo o que é bom e o que é ruim”. 

Rosita, outra criança envolvida vcno projeto, afirmou que quer ser pastora. Sua passagem bíblica favorita é Gênesis 1.1 e explicou:

“Aprendemos que Deus criou os Céus e a terra para que pudéssemos vir e viver neles”.

Enquanto Jennifer declarou: “Depois de ouvir as histórias da Bíblia, agora sei como falar com Deus”.

Ela acrescentou que quando for mais velha quer ser médica para ajudar as pessoas que vivem nas ruas. 

O pastor Juan Fidel Perez, de 75 anos, lidera a Igreja local Rocha da Salvação em Tierra Nueva há 45 anos. Ele é um dos contadores de histórias bíblicas do projeto.

“A maioria dos jovens não vai à igreja, então sem o Open the Book não seríamos capazes de alcançar e falar com essas crianças”, disse ele.

Juan explicou que metade das famílias da região vive abaixo da linha da pobreza e um quarto da população é analfabeta. As taxas de abandono escolar são muito elevadas. No entanto, os voluntários do Open the Book são respeitados na comunidade: 

“Os alunos falam com eles fora da escola e eles fornecem apoio às famílias necessitadas”, contou o pastor.

‘Agora eles falam com Deus’

Uma das voluntárias, Adeley, testemunhou: “Quando as crianças nas escolas sentem tristeza e passam por dificuldades na vida, agora podem falar com Deus”.

As reuniões do ‘Abra o Livro’ terminam com uma oração e as crianças oram fervorosamente. 

A Guatemala tem uma população de 19 milhões. A Sociedade Bíblica do país começou a organizar o Open the Book em 2023, desde então, os voluntários estão evangelizando 3.000 crianças em 6 escolas. 

Além disso, as equipes de contadores de histórias bíblicas também visitam centros de detenção de jovens, mães solteiras adolescentes e escolas para crianças com necessidades especiais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições